quarta-feira, 27 de julho de 2011

Museu Roberto Lee ...04

Continuando o passeio pelo novo Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas - Roberto Lee, na cidade de Caçapava -SP, chegamos a cinco carros da mesma geração, que lado a lado nos permitem compará-los e analisar que mesmo sendo de marcas concorrentes, eles se parecem bastante!
Acima, o Pontiac 1935. Este carro também fazia parte do estoque do Museu e, certamente era muito bom quando foi 'guardado'.

Abaixo, as elegantes traseiras! Nas fotos acima, o Hupmobile 4-Door Sedan 1938. Este sim, ficava no salão de exposição e mantem-se em ótimo estado de conservação.

Abaixo, o Studebaker Commander 1939 que também ficava exposto no Museu. Abaixo, Ford Deluxe Tudor 1938 que está "cego" depois do furto dos farois.
Este Ford devia ser impecável quando entrou para o Museu.


Abaixo, a dupla Ford e Chevrolet Master Deluxe 1938.

Visão geral da "turma" do fim dos anos 30: Chevrolet 38, Ford 38, Studebaker 39, Hupmobile 38 e Pontiac 35.
guilhermedicin@hotmail.com

11 comentários:

  1. E então?
    Como ficará esse museu?
    Os carros serão restaurados?
    O Museu continua em Caçapava?
    Já pode ser visitado?
    Abrasços
    Paulo Sallorenzo

    ResponderExcluir
  2. Pô, Paulo, acho que não se deveria perder tempo com isso não. Um museu existe para várias finalidades, a função primeira é educar. O acervo de um museu muitas vezes é abstrato, como o é o Museu da Língua Portuguesa em SP, coisa linda aliás. E se a ordem for restaurar tudo, por que os italianos não reinauguraram o Coliseu ainda? É que a ruína é o própior valor da coisa. Óbvio, mas nem tanto e muito menos pacífico. Esse museu pode falar mais, educar mais, ser mais útil com os carros neste estado do que se fossem restaurados. Basta um museólogo competente pra dar forma à coisa.
    Sugiro aos amigos vistarem o Santuário do Caraça em Minas Gerais, onde Lúcio Costa fez um trabalho extraordinário com as ruínas do antigo colégio que se incendiou nos anos 60. Em Porto Seguro, o museu do Pau Brasil só têm 3 ou 4 cepos da madeira, o resto é iconografia.
    Este museu de Caçapava existe em dois momentos: em sua glória e concepção no passado, onde é e sempre será o Museu do Lee; e ainda no futuro o museu do que não foi, do que poderia ter sido, e para isso pode contar com simples recusrsos audiovisuais, vasta cenografia, informação de época e atividades culturais. Se ele servir aos jovens para que aprendam sobre valor e importância histórica das coisas, já será bem vindo. E ainda assim terá custado uma fração do que seria restaurar os automóveis em si.
    E outros carros seriam incorporados no acervo, enriquecendo essa gama de ensinamentos que esta oportunidade trágica do Museu do Lee nos apresenta. Restaurar seria um artifício questionável, pois não se deveria omitir a história do que é hoje o museu. É muito rica esta oportunidade, muito grande o esforço que se fez para salvar o que restou do museu para que ele se torne mais um. Ele nunca será, pelo que sofreu e passou, mais um Museu. Esse aí têm que ser lembrado como o Museu do Lee, aquele que foi saqueado, violado e maculado pela cobiça alheia.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente aqui no Brasil sem memória se consegue o impossível, dar cabo até de museu!

    ResponderExcluir
  4. Nik, quanta inspitação, que primor! Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. amigo Nik.
    com respeito a sua opinião .
    eu até concordaria se fossem Fósseis , Mumias , vestígios de civilizações antigas .
    mas se trata de um Museu de antiguidades mecânicas , e devem ser contempladas como original e em funcionamento.
    Se não fosse possível a restauração , aí sim eu concordo em não mexer .
    Mas ninguém vai querer ver sucatas , e sim, ver como era na época de utilisação.
    ainda mais se tratando de peças únicas no mundo como essa Fiat 2800 e a Alfa RL .

    Carro Antigo não é ruina Grega .

    ResponderExcluir
  6. Outra coisa , para complementar a dúvida do Sallorenzo Luz .
    Ainda não pode ser visitado ,ainda estamos em execução de trabalhos da revitalisação .
    o acervo somente teve essa solenidade para anunciar a parceria da Prefeitura de Caçapava com O Automóvel Clube do Brasil .

    nem todos carros precisam de restauro , como podem ver nas belas fotos do Guilherme , apenas alguns veículos estão em estado precário , a grande maioria precisa apenas de reposição de detalhes como calotas , emblemas , e pequenas peças de acabamento .

    o caso da Alfa RL , a Fiat 2800 e o Maverick do Raid da Integração Nacional , são casos que merecem sim uma restauração ,, pois além da raridade dos Europeus citados , esse Maverick é um ícone da Industria Automotiva Nacional .

    Os demais serão feitas parcerias na doação dos ítens faltantes , e serão mencionados no Museu os créditos de todos que colaborarem com essa restauração .

    a reabertura oficial do Museu deverá ser feita somente ano que vem , possivelmente nas instalações originais que é na Fazenda Esperança , o Centro Cultural é apenas um lugar provisório para que seja feita a revitalisação no antigo Museu e para que possamos manter o acervo em Local seguro e limpo .

    e que viva o lema do próprio Roberto Lee ,
    ``Que o Museu Sobreviva a Nós Todos ´´

    ResponderExcluir
  7. Guilherme parabéns pelas fotos, espero que todos eles encontrem um padrinho para restaura-los. Para você que estuda medicina, meu finado sogro, formou-se em Medicina na Univ.Fed. do Rio de Janeiro, que se localizava num predio lindo,muito antigo,na praia vermelha, como ele falava. Um dos maiores desgosto da vida dêle, foi este prédio maravilhoso ser demolido para ser construido um novo da UFRJ em seu lugar. No consultório dêle, tinha uma foto do predio antigo onde ele estudou, isto é um Brasil sem memórias, parabéns aos admnistradores que conseguiram reverter a situação do museu Robert Lee.
    Rogério

    ResponderExcluir
  8. Mercelão, você é da Prefeitura de Caçapava? Qual seu vínculo com o acervo do Lee? É que eu gostaria de fazer algumas perguntas a quem está organizando o projeto e, claro, dar algumas sugestões.

    Sobre o fato do Muse do Lee ter que sobreviver a todos nós, sei não, pelas fotos acho que chegamos todos um pouco atrasado. O Museu do Lee acabou-se há muitos anos.

    Sobre restaurá-los à condição de exibição, penso que foi justamente por este motivo que o Museu foi destruído, para que suas partes e acervo engrandecessem coleções particulares que almejavam a mesma coisa.

    Sobre ruínas gregas, têm razão. O povo não quer ruínas, quer o fausto do cromo e do polido. Deve ser por isso que a Grécia recebe tão poucos turistas por ano, lá só há ruínas. E na Itália então? Um deserto de turistas, quem quer ver as termas de Caracala naquele estado? Mas eu compreendo, automóveis são outro papo.

    Mas nos diga se você têm alguma participação oficial no projeto, estamos todos ansiosos para saber das autoridades o que, como e com que dinheiro o projeto será tocado.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Tinham que investigar e encontrar os ladrões das peças desses carros!
    É um absurdo isso que fizeram!

    ResponderExcluir
  10. Concordo com o post do Marcelo.

    Não existe nada mais doloroso do que quando alguem me pergunta se eu gosto de "carro velho"....
    Todo aquele que gosta de carros "antigos" sente uma satisfação em ver uma raridade, ou mesmo um modelo que não seja tão raro, mas que esta bem conservado, bem tratado.
    É de partir o coração ver exposto um "chassis", uma carroceria amassada, um modelo que talvez seja o unico mas que sobrou apenas o esqueleto.
    O futuro deste Museu ou o que sobrou dele deveria sim ser restaurado e voltar aos tempos de gloria.

    ResponderExcluir
  11. Esse Museu quando começar a mostrar o acervo que tem , recuperado , com carros brilhando em sua originalidade .
    Conquistará assim como Roberto Lee conquistou , pessoas que ali confiaram em deixar seus carros em forma de comodato .
    Para que isso aconteça , temos que mostrar aqui em Caçapava que nosso trabalho é sério e minuncioso em suas restaurações .
    Critérios irão ser seguidos , pessoas capacitadas estão nesse prossesso, e temos tudo para fazer esse museu voltar a brilhar como nos anos 60 e 70 .
    Não seria atoa que o Automóvel Clube do Brasil , clube centenário onde os maiores colecionadores e restauradores do Brasil são filiados , veio a fazer uma parceria com agente aqui nesse Museu .
    O Museu está machucado , mas não esta morto , e hoje não é mais de propriedade particular , não corre o risco que corre uma coleção particular que quando morre o dono os filhos vendem tudo .

    agora é Público , morre eu aqui , entra outro no lugar com a obrigação de cuidar sob os olhares da população, a fiscalisação de uma Câmara Municipal , onde antes não podia ser fiscalisado .
    O culpado desse abandono não é a população de Caçapava nem os Prefeitos que aqui passaram nesse anos de abandono .
    Todos sabem quem abandonou o Museu .

    Eu estou muito confiante nesse nosso projeto , e tenho certeza que também tem muita gente assim que aqui esteve nesse final de semana , presenciando a parceria do automóvel Clube do Brasil com a Prefeitura de Caçapava em pró da restauração de todo o acervo .

    em breve esse museu terá não só carros , mas muita coisa relacionado a antiguidades mecãnicas .
    Quem tiver dúvidas , é só vir aqui em Caçapava que recebo com maior prazer para que comprove nosso trabalho .

    ResponderExcluir