quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Postos Touring Club do Brasil ...

Dentro do fantástico e vasto mundo dos carros antigos, os postos de gasolina é um tema muito atrativo: tem tudo a ver com os carros, mas os registros reais praticamente desapareceram. As mudanças de décadas não deixaram nem vestígios de o que eram os postos há 40, 50 anos ou mais.

Esta sequência de fotos faz parte de um prospecto do Touring Club do Brasil, de 1968, enviado pelo Sérgio Poppe.

Acima, Posto Atlantic Og de Almeida e Silva, em Salvador -BA.
Abaixo, Posto Esso Avenida, em Vitória -ES.
Acima, Posto Cerqueira Lima, no Rio de Janeiro -"Guanabara".
Bonito o grande out-door e o cobiçado DKW Puma GT 1967.

Abaixo, Posto Bento Dias Pereira, em Belo Horizonte -MG.

Acima, Posto Antônio França Filho, em São Paulo -SP.

Abaixo, Posto Abner Mourão, São Paulo -SP.

Acima, Posto José Pires Rebello, Rio de Janeiro -GB.

Abaixo, Posto Praia Grande, Niteroi -RJ.

Posto Médico, no Rio de Janeiro.

guilhermedicin@hotmail.com

6 comentários:

  1. Belas fotos Guilherme, nota-se na segunda foto um Candango com capota de aço, em outra um Simca (não identifiquei qual modelo),e uma Rural, ambos com puleiros nos parachoques para proteção, e bastante Vokswagen, realmente eles eram maioria naquela época...........
    Rogerio......Guaranésia.........

    ResponderExcluir
  2. O que foi feito deste patrimônio?

    ResponderExcluir
  3. Onde foi parar o Touring Club do Brasil? Eu tirei a minha Habilitação no Touring em 1970, e depois ele foi desaparecendo aos poucos, pelo menos aqui no Rio.

    ResponderExcluir
  4. Lembro de dois caminhões Chevrolet Brasil do Touring Club do Brasil, um modelo 1962 e outro modelo 1963. Ambos ficavam estacionados na Rua Senador Pompeu, de frente para a Galeria Pedro Jorge, onde ficava a sede do Touring em Fortaleza.
    Outra marca registrada do Touring eram as setas indicativas localizadas nos principais cruzamentos indicando a direção para os turistas que visitavam a cidade.
    Caro Guilherme, teria o amigo alguma foto dos Caminhões do Touring?

    Fco. Souza

    ResponderExcluir
  5. Minha mãe trabalhou no Touring da av dr. antonio bento 181 em santo amaro são paulo e eu trabalhava com ela o encarregado era o sr. João Garcia Falcão, tinha os funcionarios que me lembro era o Soriano, Pedro, o dr. Roberto eu tirava foto para carteira de motoristas 2x2 polaroid, tinha psicotecnico para motorista de caminhão e onibus e a sede era na av tiradentes sp.

    ResponderExcluir
  6. Meu pai trabalhou à vida toda nos postos touring ,em Copacabana e aterro do Flamengo, época Boa saudade seu.Luiz fernando

    ResponderExcluir