sábado, 19 de janeiro de 2013

Chevrolet Brasileiro 1957 ...


A "Agência Chevrolet" de Carmo do Paranaíba -MG recebe os Chevrolet Brasileiro em 1957.
Este é o primeiro modelo fabricado pela Chevrolet no Brasil e parece que não tem nome! Ficaram popularmenete conhecidos como "Marta Rocha nacional", mas uma propaganda antiga o chama de "Chevrolet Brasileiro". Faz sentido, já que o modelo lançado no ano seguinte foi batizado de "Chevrolet Brasil".

A primeira pick-up, à direita, é uma Marta Rocha 1956, certamente de uso pessoal do dono da Agência e, serve bem para compararmos a diferença entre a cabine norte-americana e a desenvolvida pela GMB.

6 comentários:

  1. Olá, Guinle! Não deixa de ser interessante este caminhão Chevrolet 6500 nacionalizado, nesta versão que chamo de "interina". Era basicamente a cabine da velha linha Advance-Design (no Brasil apelidada "Boca de Sapo") com a frente adaptada da linha Task Force (a "Marta Rocha"). Ao contrário do que parece, não é meramente a frente de uma linha encaixada na cabine de outra. Comparando-se imagens do nosso "interino" com o Task Force norte-americano, nota-se que, embora o estilo frontal e o capô sejam os mesmos da Marta Rocha, os para-lamas são de estilo e estampagem inéditos! É bem provável que a área entre o capô e a base do para-brisa tenha também sofrido adaptações. Resta saber a razão pela qual a GMB se deu ao trabalho e ônus de desenvolver peças estampadas novas para utilizá-las pelo período de apenas um ano. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Olá Guilherme:
    Por falar em Chevrolet Brasil envio-lhe as fotos do caminhão em epígrafe, novinho em folha, de propriedade do Laticínios Alta Paulista Ltda. de Herculândia/SP, cujo motorista era o Augustão Preto, o qual ainda reside lá, colhida no entorno do Posto Energina (antigo nome da Shell), ao lado do Ford 1929 do Sr. João Garcia, meu pai.
    Grande abraço,
    Sérgio Garcia.
    Pindamonhangaba/SP

    ResponderExcluir
  3. O GEIA (Grupo Executivo da Indústria Automobilística), criado por Getúlio Vargas e implantado por Juscelino Kubitschek, permitiu a importação de ferramental e peças para a montagem dos primeiros veículos da nascente indústria, sem cobertura cambial (assunto importante mas que não cabe neste boletim). Em geral, foram transferidos equipamentos já descartados nas matrizes e de diferentes fábricas, dando origem a híbridos como esse Chevrolet. AGB

    ResponderExcluir
  4. Guilherme, sabe me dizer se essa agência era de propriedade do senhor dimas?

    ResponderExcluir
  5. Geraldo, sim: DIMAS JOSÉ DA SILVA que, ao que consta, tinha 22 anos na época.

    ResponderExcluir
  6. Legal, guilherme! O sr. dimas se não me engano vive hoje em patrocinio, na região do alto paranaiba em mg, minha mãe conhece toda a familia dele.

    ResponderExcluir